Michael Jackson: Há um ano que morreu o Rei do Pop
Hoje, 25 de junho de 2010, completa um ano do dia que Michael Jackson sofreu, em sua casa, na região de Los Angeles, uma parada cardíaca, que teria sido causada por excesso de medicação. Mesmo doze meses após falecer, Michael continua a ser lembrado por seus fãs ao redor do mundo e se tornou um dos astros mais lucrativos do ano de 2009.
O velório do cantor foi restrito à família, mas, é estimado que o enterro, além das 17.500 pessoas presentes, tenha sido visto por 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo através da televisão.
O cantor deixou milhões de fãs órfãos, gente que seguia cada passo do que foi considerado o maior artista de todos os tempos.
Nascido em 29 de agosto de 1958, na cidade de Gary, sétimo de nove filhos de Joseph e Katherine Jackson, Michael começou a cantar aos cinco anos de idade. Aos 11, iniciou a carreira profissional, com o grupo Jackson Five, banda de soul e R&B, junto aos seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon.
Quando pequeno, vivia em uma casa de dois quartos e o pai, que trabalhava em uma usina siderúrgica, ao perceber o talento dos filhos, decidiu ganhar dinheiro. Surgia assim o Jackson Five.
Com o grupo, vendeu 100 milhões de discos e alcançou o topo das paradas. Canções como "I Want You Back", "ABC", "I'll Be There", "The Love You Save", lançados pela Motown, fizeram sucesso ao redor do globo. Em 1975, a banda saiu da gravadora, indo para Epic, onde produziram sucessos como "Shake Your Body (Down to the Ground)", "This Place Hotel", "Can You Feel It?".
Na década de 70, o astro iniciou uma carreira solo paralela à banda. Na adolescência, entrou em depressão por não aceitar o crescimento. Isso, somado aos problemas com acne, fez com que o astro se tornasse uma pessoa introspectiva.
Em 1982, seu álbum "Thriller", tornou-se o mais vendido da história e Michael se tornou um dos maiores ícones negros, sendo responsável pela aceitação da música negra no mundo todo. Além de tudo, foi um dos pais do videoclipe. Músicas como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller transforam esse formato em fenômeno mundial.
O seu estilo de dançar merece um capítulo à parte. Responsável por tornar conhecido o "moonwalk", no ano de 1983, em um programa de TV chamado "Motown 25: Yesterday, Today and Forever", Michael teria se tornado ali um dos artistas mais populares do mundo, segundo a revista "Rolling Stone".
Em maio de 1984, Thriller entrou para o livro dos recordes e Michael ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Ao final de 1984, Jackson já havia conquistado 2 prêmios pelo álbum. Na cerimônia do Grammy Awards daquele ano, o astro estabeleceu um novo recorde conquistando oito prêmios.
Já adulto, em entrevista para a apresentadora Oprah Winfrey, admitiu que teve uma adolescência solitária e que vomitava só de ver o pai.
Michael teve três filhos, dois casamentos, acusações de abuso sexual,diversas plásticas( sempre negadas), mudanças da cor de pele, além de ser ganhador dos mais importantes prêmios da música. O Rei foi o astro mais polêmico do século.






